terça-feira, 13 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL II (Maria de Lourdes Parreira Horta)

Falar em Educação Patrimonial é falar de um campo que conta com metodologias aplicadas para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem através de bases teóricas e científicas. A educação centrada no objeto requer a consideração de alguns princípios fundamentais da Psicologia do Aprendizado e da Percepção. É a interação da percepção e do aprendido que torna possível  a organização do comportamento.
A percepção Sensorial é aquela que está ligada à recepção concreta dos estímulos, nos órgãos dos sentidos; a Significativa é a relacionada à capacidade de associar material aprendido anteriormente com o que é percebido. A Motivação é outro elemento importante para o processo de aprendizagem, e vem depois da percepção. Ela define os motivos que dirigem as atividades humanas para determinados fins, sendo assim, não existe aprendizagem sem motivação. A Capacidade de retenção  está ligada a nossa memória, estando determinada pela motivação, ou seja, o que não interessa é facilmente esquecido.
A Emoção é ainda um aspecto de maior relevância, pois modifica o comportamento e está nas bases da motivação, portanto o sentimento é um meio de adquirir conhecimento. Então, pensando em tudo isso, é fundamental que os estudos sobre aprendizagem sejam, realmente, realizados a partir de atividades que aproximem o sujeito do objeto, focadas no cotidiano, no campo das vivências. As práticas devem ser tanto no âmbito dos museus quanto das escolas, com o objetivo de ser efetiva a relação museu- ensino- escola, trabalhando com a cultura material, estimulando a interpretação, a compreensão, a reflexão e a produção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário